Compreender a psicologia do consumidor é um processo lento. Quando falamos em casos de sucesso, falamos obrigatoriamente na Amazon. De acordo com alguns estudos, é considerado o maior marketplace do mundo. O seu fundador, Jeff Bezos, está no topo da lista da Forbes. Livros e artigos científicos foram escritos sobre a história do sucesso da Amazon. Obviamente, dezenas de factores fizeram com que a Amazon disparasse assim. No entanto, não se engane - o conhecimento da psicologia comportamental é um dos factores mais influentes.

Vejamos quais os truques que a Amazon utiliza para satisfazer os clientes:

1. O poder do “free”

A Amazon oferece portes gratuitos para um ou dois dos produtos. Claro, a entrega não é realmente gratuita, está incluída no preço do produto. Este factor atrai a atenção e faz parecer que estamos a fazer a melhor escolha. 

2. Feedback

Uma das coisas mais inteligentes que a Amazon fez foi incluir avaliações nos seus itens. As pessoas hoje em dia não compram apenas online - elas pesquisam no Google opiniões sobre o produto. A Amazon incluiu revisões como um recurso interno, tornando o site uma solução única.

No entanto, por estranho que pareça, a facilidade de uso não é o que nos leva a comprar coisas. As reviews impulsionam o nosso comportamento de compra. Quando lemos as avaliações das outras pessoas, decidimos que o produto é bom porque as pessoas o utilizam e seguimos o exemplo das outras pessoas. Pesquisas mostram que o número de avaliações afecta as vendas.

3. Preço 

Definir o preço de qualquer coisa é mais difícil do que pensa. Quanto deve alguém realmente pagar por uma escova de dentes, uma camisola, uma pintura? Não conseguimos adivinhar o custo de produção, determinar o lucro “justo” e tomar uma decisão informada. O cérebro tende a confiar em outros produtos para ver o que é razoável. Isso parece lógico: na maioria dos casos, esse é o caminho a percorrer. O problema é que nossa mente não é completamente lógica ao fazer isso. Em vez de analisar todos os itens semelhantes, lembrando o preço e calculando a média, ele fixa o preço que vê primeiro lugar. Pode até não ser um preço de um produto similar! Mas o número funciona como uma âncora, e todos os outros preços são julgados altos ou baixos em comparação com este que foi percebido primeiro.

Eles oferecem preços consistentemente baixos nos itens mais vendidos, enquanto elevam os preços em itens menos populares. Dessa forma, parece que você está sempre recebendo a melhor oferta possível.

4. Escassez / Urgência

Na maioria das lojas online é possível ver quando o produto não está disponível no stock. A Amazon vai muito além: eles informam quando o produto está prestes a acabar e quantos existem no momento. Desta forma, eles criam o sentimento de urgência: você precisa comprar e fazer isso agora ou talvez nunca mais tenha outra oportunidade para o fazer! É "medo de perder" - que é desencadeado pela escassez.

Outra técnica utilizada é a introdução de linhas como “Want it tomorrow? É possível fazer o pedido dentro de 5 horas e 2 minutos e escolher um dia de entrega no checkout. 

Ver artigo original: https://awario.com/blog/psychology-of-amazon-success/