2-7-2018

A primeira fase do roadshow Norte Digital terminou no passado dia 28 de junho, em Braga. Neste primeiro semestre de 2018 realizaram-se 9 das 20 sessões previstas para este ano. A transformação digital passou pelas regiões do Douro, Tâmega e Sousa, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Vale do Ave e Cávado. No total, os eventos Norte Digital reuniram cerca de 450 empresas na discussão sobre as necessidades de qualificação das PME para a Economia Digital.

Neste primeiro semestre, os eventos realizados procuraram dar a conhecer casos de sucesso na economia digital, contados na primeira pessoa. Foram muitas as empresas, de vários setores da economia, que colaboraram com o projeto e deram o seu testemunho sobre as vantagens e particularidades dos negócios online, sensibilizando assim outras PME para as oportunidades que a transformação digital oferece.

Em todas as sessões houve espaço para que um formador apresentasse um tema de economia digital: da estratégia de e-commerce ao CRM, passando pela abordagem aos planos de marketing digital, redes sociais e pelo transmedia storytelling, muitos foram os assuntos que o público que compareceu às sessões Norte Digital pôde ficar a conhecer um pouco melhor.

Antonio Teixeira, o coordenador do Norte Digital, foi presença constante nas sessões, dando a conhecer o projeto, o piloto de qualificação de 50 PME para o digital e revelando as conclusões do primeiro estudo de diagnóstico “Top 20 de Economia Digital”. A Chronopost foi um paceiro assíduo nas sessões, esclarecendo a audiência sobre Soluções de Entregas Expresso e a AICEP esteve muitas vezes presente para evidenciar o tipo de apoio que esta agência governamental pode prestar às PME no processo de internacionalização.

Na sessão inaugural do Norte Digital, no dia 22 de março, ficou bem marcado o dinamismo do tecido empresarial de Santa Maria da Feira. Nesta sessão, o presidente da ACEPI – Alexandre Nilo Fonseca, perante uma audiência composta por muitas PME da região, apresentou o projeto Norte Digital, fundamentando a sua pertinência com o facto de o maior número de empresas do setor industrial estarem na região Norte e aqui residir um enorme potencial para a expansão do setor no e-commerce. Nesta sessão, Vera Maia, consultora e-commerce, apontou os passos para o lançamento de um projeto de e-commerce e as empresas locais ASPORTUGUESAS, JJ Heitor e Lalaland, revelaram as suas experiências no comércio online.  

Na segunda sessão, o projeto rumou ao Douro para uma sessão em Vila Real, no dia 12 de abril. Numa zona que se destaca pelo setor vinícola, Ricardo Monteiro, da vinha.pt, apresentou esta loja 100% online dedicada ao bom vinho português. Por seu lado, o consultor António Castro mostrou às PME presentes os diversos erros cometidos na implementação de uma estratégia de marketing digital e apresentou o procedimento mais correto para corrigir cada um dos erros mais comuns.

O contexto inovador do Reactor-Lionesa foi o palco da sessão seguinte, no dia 19 de abril, e foi dedicada ao tema do Storytelling. João Miguel Lopes trouxe muitos exemplos de marcas que passaram a ser também grandes produtores de conteúdos media e, assim, fidelizam muitos consumidores. Os jovens empreendedores presentes na sessão puderam ainda ouvir Paulo Pimenta, o CEO do KuantoKusta, explicar a evolução de negócio do marketplace que atualmente é uma referência nacional.

Na sessão que se seguiu, em Vila do Conde, no dia 3 de maio, discutiu-se pela primeira vez neste roadshow o poder dos influenciadores digitais e a sua relação com as marcas. A instagrammer Rita Carneiro contou como de colecionadora de sapatilhas se tornou numa influenciadora que muitas marcas de calçado desportivo já não dispensam.

E por falar em estreias, a sessão seguinte também foi o momento de receber Pedro Caramez. Em Viana do Castelo, no dia 10 de maio, o “Sr. Linkedin” guiou a audiência pelos “7 passos para definir uma estratégia nas redes sociais”.

A sessão de Guimarães, a 17 de maio, ficou marcada pela participação dos fundadores da The Feeting Room, um projeto empresarial com enfoque no calçado de criadores e marcas nacionais, mas que dá também visibilidade aos designers portugueses de vestuário, acessórios de moda e artistas plásticos. Edgar Ferreira e Guilherme Oliveira expuseram a estratégia de marketing digital da empresa, desde a ideia inicial de negócio até à atualidade, referindo os momentos-chave que deram projeção à marca, mas também as iniciativas que não correram como esperado.

A sétima sessão foi realizada no Alto Tâmega, em Chaves, no dia 29 de maio, e contou com a participação das principais instituições da região, como o Presidente da Câmara Municipal e a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega. Nelson Cadavez, da ZAGARI, foi convidado para testemunhar o caso de sucesso da loja online da empresa flaviense, conhecida por ter sido umas das primeiras marcas portuguesas a criar uma loja online dedicada ao comércio de Joalharia e Relojoaria. O orador especialista nesta sessão - Nuno Barata, abordou a utilização do CRM como ferramenta essencial para Automatizar e Melhorar a Relação Digital com os Clientes. O country manager na Numatic Portugal mostrou a importância de trabalhar bem o marketing automation, revelando que 70% dos leads que se transformam em vendas na sua empresa vêm de meios digitais.

O roadshow seguiu para Paços de Ferreira onde, no dia 14 de junho, empresas do setor do mobiliário se juntaram numa mesa redonda para debater a internacionalização do setor através do digital. Apesar das dificuldades (especialmente logísticas) deste tipo de operações, os participantes concordaram nas perspetivas de crescimento que o comércio online pode proporcionar às empresas que apostem nesta possibilidade. 

A terminar o semestre, no dia 28 de junho, Braga acolheu a 9ª sessão de informação que contou, entre outras participações, com o contributo de Cláudia Bermudes, da Eureka. A Diretora de Operações da empresa de Vizela abordou o e-commerce enquanto estratégia integrada para a internacionalização da empresa que é uma referência no calçado nacional há mais de 30 anos.

No próximo semestre a equipa Norte Digital irá continuar a apostar em sessões de informação com temas atuais e adaptados ao tecido empresarial das localidades que visita. Na segunda fase do roadshow, a cobertura do território do Norte do país será total, com a região de Trás-os-Montes a receber uma sessão, já no dia 3 de outubro.

Consulte a agenda das próximas 11 sessões em www.nortedigital.pt