28/06/2018

A última sessão Norte Digital antes das férias, que decorreu na Associação Comercial de Braga, teve como tema principal o Linkedin e como esta rede social profissional pode ser utilizada para aumentar a visibilidade das empresas.

As honras de abertura ficaram a cargo de Altino Bessa, Vereador da Câmara Municipal de Braga, e de Rui Marques, Presidente da Associação Comercial de Braga. Altino Bessa abordou a questão do digital salientando a sua importância para o desenvolvimento das empresas de Braga e para a internacionalização da região. A propósito da visibilidade que o formato digital permite, Altino Bessa destacou a plataforma I Shop Braga e a App  VisitBraga, duas iniciativas realizadas em parceria com a Associação Comercial de Braga e que estão a ajudar as micro e pequenas empresas a entrarem no digital.
Rui Marques realçou que a revolução digital que está a acontecer “é democrática”, na medida em que é acessível a todas as empresas, independentemente da dimensão ou do poder de investimento. No entanto, envolve também “bastante tecnicidade”, o que implica que as empresas estejam “preparadas e qualificadas para o desafio digital”. Nesse sentido, António Teixeira, Coordenador do Norte Digital, explicou que “As empresas nacionais têm aqui (no online) uma oportunidade para deixarem de ser discriminadas relativamente à sua dimensão. É uma grande oportunidade para que estas empresas concorram com qualquer empresa independentemente do seu tamanho. No meio digital não existem empresas pequenas ou grandes, existem empresas boas ou menos boas, dado que as empresas são conhecidas pela cuidado que transmitem na sua presença digital e pelo serviço que prestam ao cliente”.

A sessão prosseguiu com a comunicação de Pedro Caramez sobre Linkedin e Social Selling, onde o consultor conhecido como o “Guru nacional do Linkedin” mostrou algumas funcionalidades desta rede, desconhecidas da audiência e testadas ainda na sessão, como por exemplo, a sugestão de conexões com pessoas que estão no mesmo local. O momento serviu para que, de forma simples, o público se conectasse via Linkedin e estabelecesse aí o primeiro contacto.

Sérgio Matos, o Diretor Regional de Vendas da Chronopost trouxe à sessão as soluções de entrega que estão disponíveis no mercado “e constantemente a ser melhoradas” para ajudar as empresas a prestarem um serviço de excelência no e-commerce.

No final da sessão, a Diretora de Operações da EurekaShoes, Cláudia Bermudes apresentou a visão para o e-commerce da empresa que é uma referência no calçado nacional há mais de 30 anos. Cláudia Bermudes abordou o e-commerce enquanto estratégia integrada para a internacionalização e mostrou dados sobre a evolução das vendas e encomendas, destacando que mais de 50% do tráfego para o site já tem origem em mobile. Para surpresa e agrado de todos na sala, no final da sessão foi disponibilizado um código promocional para compras na Eurekashoes.com.

As candidaturas para a primeira fase do piloto de qualificação para o digital estão abertas até dia 22 de Julho e as sessões Norte Digital recomeçam no dia 20 de Setembro, em Ponte de Lima.