8/11/2018
Fatores de sucesso no e-commerce debatidos na capital do têxtil e vestuário
A Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC), o Famalicão MadeIn e a Câmara Municipal de Famalicão juntaram-se ao Norte Digital para a organização de uma sessão de informação especial, dedicada ao impacto da Economia Digital nas Indústrias do Vestuário e Confeção e as necessidades de qualificação das PME deste setor para dar resposta a este desafio.
Na abertura da sessão, o Vereador Augusto Lima lembrou que Famalicão é o terceiro concelho mais exportador do país, o concelho com melhor balança comercial, e que para isso muito contribui o espírito aberto à inovação dos empresários Famalicenses.
No auditório da Casa do Território, João Portela, Diretor Internacional da ZIPPY, Maria Assunção Fernandes, da Calvelex, e Rui Godinho, Diretor de Sistemas de Informação da Riopele, reuniram-se numa mesa redonda orientada pelo Diretor do Centro de Inteligência Têxtil (CENIT), Manuel Teixeira, para discutirem o futuro da Indústria de Vestuário e Confeção na Economia Digital. Para o Diretor de Sistemas de Informação da Riopele é fundamental ter uma boa infraestrutura tecnológica que suporte o digital, com Data Warehouse que permita analisar um grande volume de dados e obter informações estratégicas que facilitem a tomada de decisão. No entanto, e contrariando a ideia preconcebida de que apenas as grandes empresas podem competir no online, João Portela considera que o e-commerce e presença em marketplaces pode ser mais simples para PME do que para empresas do grupo Sonae, por exemplo. “Nas grandes empresas o processo de decisão acaba por ser mais moroso porque passa por mais intervenientes”, afirma. Por isso, acredita que a Economia Digital é uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas que podem fazer assim crescer os seus negócios.
Conteúdos são decisivos para o sucesso do e-commerce
Sendo assim, o que determina o sucesso no comércio eletrónico?
Para Maria Assunção Fernandes, o site com conteúdos atualizados é o primeiro passo. Conta que, no caso da Calvelex, “O site funciona também como um catálogo. Há 16 anos que começamos a catalogar os produtos, o que permitiu que muitos clientes conhecessem e contactassem a empresa através do site.” João Portela acrescenta que no e-commerce é essencial ter fotografias de produto variadas, descrições bem-feitas e deve ainda ter-se muita atenção ao customer service.
Manuel Teixeira, traz à discussão os conteúdos. Para o Diretor do CENIT “Raramente as empresas fazem bons conteúdos, sobretudo de moda.” Rui Godinho concorda “Sem bons conteúdos as empresas estão na internet só a passar má imagem”. No caso da Riopele que não vende ao cliente final, a empresa que fabrica tecidos opta por mostrar tendências de moda. E o Diretor de Sistemas de Informação deixa o conselho às PME presentes na sessão “É importante encontrar forma de mostrar os produtos através de influencers”. João Portela lembrou ainda que a supply chain tem de ser ágil para responder às oscilações de procura.
Antes da mesa redonda, já Nuno Barata, na sua comunicação “Leads: Automatizar e Melhorar a Relação Digital com Clientes”, tinha alertado para a produção de conteúdos que interessem ao cliente. O Country Manager da Numatic Internacional realçou também que é importante ter informação pertinente sobre o cliente para construir campanhas de marketing e para isso é fulcral ter um serviço de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) que registe todos os contactos com o cliente. “O CRM produz leads e leads qualificadas, isto é, identifica possíveis clientes que possam estar interessados no nosso produto”, exemplifica.
Para além disso, o CRM tem vantagens na otimização na jornada de trabalho. “Antes da implementação do CRM, o tempo ativo de venda do comercial era menos de um terço do horário laboral. Com o CRM conseguimos que seja de 50%.”, esclareceu.
Houve ainda oportunidade para António Teixeira, do projeto Norte Digital, apresentar às PME de Famalicão os resultados do estudo Top 20 de Economia Digital e divulgar as 20 fichas dos principais países de exportação da economia nacional, que têm informação sobre os métodos de pagamento mais utilizados, principais marketplaces e comportamento dos consumidores, entre outros indicadores. Nesta 16ª sessão de informação participaram ainda Paulo Aleixo, Country Manager da Paysafe:cash, que explicou que a sua empresa já transacionou mais de 40 milhões de euros só em Portugal e Sérgio Matos, Diretor Regional de Vendas da Chronopost, que sublinhou as vantagens para a entrega do sistema de live tracking.
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