12 de Abril de 2018

Vila Real foi o local escolhido para a segunda sessão de informação Norte Digital. No passado dia 12 de Abril, o Regia Douro Park recebeu mais de 50 participantes numa sessão dedicada aos pecados digitais das PME.

Na abertura, o vereador da Câmara Municipal de Vila Real e Diretor do Regia-Douro Park, Nuno Augusto, enalteceu a escolha de Vila Real para a sessão de informação Norte Digital no Douro e realçou a importância desta iniciativa para as PME da região. Também presente na abertura, o Pró-Reitor para a Área da Inovação e Transferência de Tecnologia da UTAD, João Barroso, lembrou que a presença digital das empresas é vital para que possam vingar no mercado global e alertou os gestores presentes para a necessidade de acompanhar as tendências da economia digital, sob pena de perder oportunidades importantes.

A sessão prosseguiu com a apresentação Norte Digital, pelo coordenador do projeto António Teixeira, que revelou que têm chegado muitas candidaturas ao projeto piloto de qualificação de PME para o digital, o que demonstra bem a consciência crescente das empresas para a qualificação nesta área.

O tema da sessão “Os Pecados Digitais das PME. O que o impede de chegar ao sucesso?” foi exposto pelo consultor de Marketing Digital, António Castro. O também formador explicou os diversos erros cometidos na implementação de uma estratégia de marketing digital e apresentou o procedimento mais correto para cada um deles. António Castro realçou que os erros mais comuns são, por um lado, a falta de planeamento e, por outro, as lacunas na análise dos dados estatísticos que as plataformas eletrónicas nos fornecem, frisando que os gestores de marketing têm, cada vez mais, de estar capacitados para examinar dados numéricos.

A sessão terminou com o testemunho de um caso de sucesso online, a vinha.pt, pela voz do seu fundador, Ricardo Monteiro. O gestor apresentou os diversos projetos em que esteve envolvido e a evolução de cada um, em especial da vinha.pt. A empresa é uma loja online, 100% dedicada ao bom vinho português. Para além de entregas em 3-4 horas nos principais centros urbanos, a vinha.pt distingue-se por permitir ao utilizador que não é especialista em vinhos escolher o melhor para acompanhar uma refeição, sem que precise dominar a terminologia vínica. A vinha.pt é também a primeira loja de vinhos do mundo com ratings da Vivino, a maior rede social de vinho do mundo, com mais de dez milhões de utilizadores. Como fator decisivo de sucesso do projeto, Ricardo Monteiro salientou a escolha de bons parceiros, com uma longa história no negócio dos vinhos.

As próximas sessões de informação Norte Digital vão ter lugar no REACTOR-LIONESA, em Leça do Balio, no dia 19 de Abril e em Vila do Conde, no dia 3 de Maio. Consulte a agenda em www.nortedigital.pt