17/01/2018

 

Roadshow de sensibilização para a Economia Digital passou por todas as regiões do Norte do país e terminou com sessão na Casa da Cultura, em Paredes.

Na vigésima e última sessão de informação Norte Digital, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Paredes e a Associação de Empresas de Paredes, os empresários da região foram desafiados a participar ativamente na mesa redonda “e-Commerce para as PME: Desafios e Oportunidades”, partilhando as experiências individuais que a digitalização tem proporcionado aos seus negócios.

Na discussão moderada por Alberto Pereira Leite, Presidente da Associação de Empresas de Paredes, Pedro Costa lembrou que é evidente que as empresas têm reconhecido a importância de ter um site mas devem dinamizá-lo para que tenha visitas, caso contrário não serve qualquer propósito. Para isso, é fundamental apostar numa estratégia integrada de marketing digital e apostar num bom customer care. “Se não respondemos imediatamente a um pedido de informação de um cliente, por exemplo nas redes sociais, ele vai procurar o produto noutro lugar.”, afirmou. O digital marketing strategist da Loja do Shampoo referiu ainda o encerramento em agosto de algumas lojas online, como um exemplo sobre o que não fazer nos negócios digitais.

Marco Sacramento, webdeveloper da Bitshop, lembrou que é também essencial que os sites sejam responsive, uma vez que cada vez mais os consumidores contactam com as marcas via mobile.

Da audiência surgiu a questão do transporte de encomendas, tema considerado pelos empresários presentes na sessão como uma das maiores preocupações no comércio eletrónico. Eurico Nogueira, CEO da Bitshop, concorda que as transportadoras têm muito trabalho pela frente para melhorarem o controlo do serviço e evitarem situações de perda de mercadoria e atrasos nas entregas. Ainda assim, Pedro Costa ressalva que há casos muito positivos, como a Prozis que consegue entregar em apenas 4 horas nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa. O transporte de encomendas, a par da cibersegurança, será na opinião dos participantes na mesa redonda, o setor das vendas online a ter uma maior evolução nos próximos anos.  

Do público retomou-se a ideia que António Teixeira, coordenador do Norte Digital, tinha lançado no início do evento: “No digital não há empresas grandes ou pequenas, há empresas boas ou menos boas”. Um dos participantes na sessão partilhou a ideia de que um produtor de vinho verde, por exemplo, que não tendo capacidade para produzir em grandes quantidades, pode apostar por vender para restaurantes selecionados ou para o mercado de produtos gourmet, tirando partido dos canais digitais internacionais que tem à disposição para se promover.

Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, sublinhou que para as PME do concelho produzir bem não é difícil, a dificuldade é vender, pelo que os empresários deverão estar atentos ao marketing. Já no final da sessão, o vereador das atividades económicas, Elias Barros, lembrou que no ano passado as vendas online aumentaram 27% e, por isso, o mercado eletrónico deverá ser uma aposta para o futuro das empresas da região.

O projeto Norte Digital vai agora abrir uma nova fase, com o arranque do piloto de preparação de até 50 PME para marketplaces e plataformas agregadoras. As candidaturas poderão ser feitas até dia 25 de janeiro, aqui.