5 de Junho de 2018

A iniciativa conjunta da ACEPI e da CCP quer apoiar as micro, pequenas e médias empresas portuguesas na construção de uma presença online que ajude no acesso a mercados internacionais e à captação de clientes.

A Associação da Economia Digital (ACEPI) e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) lançaram em Viana do Castelo o Programa ComércioDigital.pt. A iniciativa apoiada pelo Governo vai incentivar a digitalização de 50 mil micro e PMEs, do setor do comércio e serviços, através da disponibilização dos meios necessários para desenvolverem os seus negócios através da internet. As empresas vão ter direito a um voucher gratuito “3 em 1”, durante um ano, que engloba a oferta de uma ferramenta de construção e alojamento de site, caixas de correio eletrónico e domínio registado .pt.

 “Mais de 50% das microempresas portuguesas, não tem qualquer presença online. Nos dias de hoje, não estar online é como não existir!, afirmou Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI. Através de um roadshow nacional em 150 localidades, o programa ComércioDigital.pt vai ajudar “milhares de pequenas empresas portuguesas do comércio e serviços a terem a sua primeira presença online e a conhecerem as ferramentas essenciais do marketing digital,” destacou Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI.

O programa vai dar às empresas “as ferramentas necessárias para garantir a sua participação na era digital”, referiu João Vieira Lopes, Presidente da CCP.

O secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, sublinhou o apoio do Governo ao Programa ComércioDigital.pt, esclarecendo que “O Governo quer dar às empresas a oportunidade de tirarem partido das potencialidades proporcionadas pela transformação digital, modernizando a sua atividade e dando sustentabilidade ao seu negócio, conquistando novos clientes e mercados, e contribuindo para reforçar o dinamismo da economia portuguesa”

O programa ComércioDigital.pt prevê ainda o acesso a outros serviços de apoio à digitalização, como ligação à internet e serviços de telecomunicações, marketing e publicidade digital, logística e distribuição. A iniciativa contará com uma Academia Digital que vai disponibilizar conteúdos e formação para a economia digital, assente numa plataforma de e-learning, e o desenvolvimento de uma rede de apoio nacional em conjunto com associações sectoriais e locais de comércio e serviços. Esta rede irá apoiar no local as PME no processo de digitalização e na programação das ações de sensibilização e divulgação.

Esta iniciativa surge no momento em que a ACEPI tem em marcha o projeto Norte Digital, cujo roadshow está já a percorrer todas as regiões do Norte do País. As próximas datas e locais podem ser consultados em www.nortedigital.pt. Neste site pode ainda concorrer ao programa de Programa de Preparação de até 50 PME para marketplaces internacionais e plataformas agregadoras.

No site do programa ComércioDigital.pt (www.comerciodigital.pt) pode encontrar mais informações sobre a nova iniciativa da ACEPI para promover a digitalização das empresas nacionais.