Uma das novas tendências em marketing digital é o "marketing de influência". Na verdade, as pesquisas pelo termo "marketing de influenciadores" aumentaram mais de 300% no Google em 2017 em comparação ao ano 2016.

Os influenciadores digitais são pessoas que têm um grande alcance de público nas plataformas sociais e criaram muita confiança  num setor específico e conseguem influenciar os seus seguidores a comprar produtos e/ou serviços das marcas que eles promovem.

O marketing de influência é uma maneira incrivelmente eficaz de alcançar os consumidores interessados. Ele oferece um ROI 11x maior do que outras formas de marketing digital, e os profissionais de marketing geralmente observam um retorno de 7x sobre o investimento.

Neste post, vamos analisar algumas das técnicas que os influenciadores usam para promover produtos e marcas e discutir as principais formas de alcançar os influenciadores.

Quais as áreas que têm influenciadores?

É simples, todas! Se há um setor, há um influenciador, mas em algumas áreas é mais forte este tipo de marketing, como na área da beleza, moda, fitness. Mas praticamente qualquer indústria pode beneficiar do marketing de influência.

A AdWeek classifica a utilização dos influenciadores conforme as diferentes áreas: 

Moda e vestuário (36%)
Alimentos e Bebidas (25%)
Beleza (23%)
Fitness (7%)
Retalho (4%)
Viagens (2%)
Tecnologia (1%)
Finanças (1%)


Como os influenciadores promovem as marcas?

O Instagram é a maior plataforma de marketing de influência com quase 13 milhões de posts de influenciadores patrocinados pela marca em 2017. Este número deve dobrar ainda este ano.

Os influenciadores oferecem uma atraente combinação de autenticidade (mesmo que seja apenas a autenticidade percebida), um grande público e uma história que parece pessoal devido ao meio em que está a ser entregue.


Quatro formas possíveis para as marcas trabalharem com os influenciares nas redes sociais:

1. Promoção de Produtos - Neste caso o influenciador deve publicar uma foto ou vídeo de um produto. Pode falar das características do produto e da sua experiência com o mesmo.

2. Hashtags - As hashtags facilitam os usuários a encontrarem conteúdo específico focado em um tópico ou tema. Marcas e profissionais de marketing podem criar hashtags exclusivas para sua marca, evento, serviço ou produto No Instagram, quase 20% de todas as hashtags são de marca. Posts com hashtags recebem cerca de 13% a mais de engajamento do que as que não possuem.

3. Campanhas virais - O envolvimento de influenciadores pode ajudar a campanha ou a mensagem de uma marca a se espalhar rapidamente e organicamente . Os influenciadores tendem a ser amigos de outros influenciadores, então se houver uma marca, há um enorme potencial para a mensagem da marca para se tornar viral. As empresas podem criar desafios, brindes e concursos para ajudar a campanha a tornar-se real.

4. Embaixadores da Marca - Os embaixadores da marca são pagos para promover uma marca (ou seus produtos e serviços). Os embaixadores da marca envolvem-se muito com os objetivos gerais de marketing de uma marca. Por exemplo, um embaixador da Apple pode usar ou apresentar uma variedade de dispositivos Apple nos seus posts e vídeos nas redes sociais, participar nos eventos da marca e realizar brindes ou concursos. Este tipo de trabalho é obviamente mais caro do que um post único feito pelo influenciador. 


Exemplos de trabalhos com influenciadores: 

Jake Paul é um influenciador com quase 12 milhões de seguidores no Instagram e mais de 17,5 milhões de inscritos no YouTube. Ele publica frequentemente fotos de si mesmo usando produtos de várias marcas (ou seu próprio produto). Ele identifica a marca nas suas publicações e direciona as pessoas a visitarem o site da marca.

A Frank Body é uma empresa de cuidados de pele com sede na Austrália e apresenta um dos estudos de caso mais impressionantes sobre como o marketing de influenciadores + hashtags + conteúdo gerado pelo usuário pode ser significado de sucesso para uma marca. Em 2015, Frank Body contratou alguns influenciadores para promover os seus produtos matinais e associou a esta campanha a hashtag #letsbefrank. Com a ajuda de influenciadores, a campanha tornou-se viral, com centenas de publicações de vídeos e fotos das pessoas a utilizarem os produtos. 

Celeste Barber é uma comediante com mais de 5 milhões de seguidores no Instagram. Na sua rede ela publica fotos de si mesma imitando celebridades. Ocasionalmente, ela promove marcas e empresas através do sei feed ou bio (com link para o site da marca).
Aqui está um exemplo de um post a promover a marca Carl's Jr.


Quantos seguidores deve ter um influenciador?
A resposta não é simples!

Huda Kattan é uma maquiadora que conta a sua própria linha de cosméticos, tem mais de 24 milhões de seguidores no Instagram e mais de 2 milhões de inscritos no YouTube.

Muitos influenciadores têm um público muito menor, mas dominam nichos específicos e podem ser muito úteis para promoção de uma marca , porque são muito conhecidos (e confiáveis) no seu nicho específico.


Como encontrar os influenciadores? 
O BuzzSumo é uma ferramenta paga que permite pesquisar influenciadores por palavra-chave e indústria. Esta oferece um teste gratuito de 7 dias e também fornece um número limitado de resultados gratuitos por dia.
Outra maneira de encontrar influenciadores é com a ajuda de uma ferramenta de monitoramento de redes sociais.
O Awario, por exemplo, fornece uma lista de influenciadores classificados hierarquicamente com base no número de seguidores ou no tráfego do website e no número de vezes que eles mencionam a marca do usuário ou as palavras-chave do setor. O Awario oferece uma avaliação gratuita de 14 dias, para que você possa ver a lista de influenciadores enquanto ainda usa a ferramenta gratuitamente.
No entanto, não é preciso pagar para encontrar os influenciadores do seu nicho. Uma ótima maneira de descobrir influenciadores é pesquisar tópicos específicos nas redes sociais (ex:instagram) e começar a seguir as publicações mais populares de um determinado tópico. Você também pode ver quem está a  seguir os influenciadores que você descobriu, para criar uma lista mais completa.
Alcançar os influenciadores

A maioria dos influenciadores que estão abertos a trabalhar com marcas são simples de contactar - basta enviar um e-mail ou uma mensagem direta. 

Há também agências especializadas em influenciadores digitais. Estas podem ser particularmente úteis se você quiser trabalhar com um influenciador com bastante prestígio (influenciador top) ou se precisar de ajuda para criar uma campanha específica. 

Nota:
O marketing de influência é uma oportunidade única para as marcas se conectarem com os consumidores e traz resultados bastante positivos. 
Nem todos os influenciadores serão adequados para representar a sua marca, portanto, é fundamental uma pesquisa profunda antes de entrar em contato.
Artigo retirado do blogue www.awario.com