20 de setembro de 2018

Ponte de Lima foi o palco do regresso das sessões de informação Norte Digital. E foram muitos os que aceitaram o convite e se deslocaram ao Auditório Municipal para ouvir testemunhos de oportunidades de negócio no digital e perceber como as narrativas podem fomentar a aproximação dos clientes às marcas. Desta sessão, realçam-se também as diversas ideias debatidas sobre os fatores mais importantes a ter em conta quando se procura lançar um negócio digital.

Desafiados por João Miguel Lopes a identificarem os fatores-chave para o sucesso nos negócios digitais, os palestrantes Eduardo Calheiros, CEO da Medical Shop, Marco Fernandes, da Doctorgimo, e Manuel Oliveira, da Onwine, concordaram que é fundamental controlar toda a cadeia de valor. Para Marco Fernandes, da Doctorgimo (empresa na área da Medicina Veterinária que desenvolve e comercializa equipamento veterinário), a qualidade dos produtos é essencial. “Com o tempo percebemos que o caminho para o crescimento das vendas era apostar também na produção do produto, otimizando assim o valor do produto.”, afirmou.

Parte essencial é, na opinião de Manuel Oliveira, da Onwine (megastore online de vinhos), o estabelecimento de parcerias corretas que facilitem (e sobretudo não comprometam) a relação com o cliente.

Eduardo Calheiros, que viu a empresa que lidera premiada na categoria Melhor Site/App Saúde & Bem-Estar na edição 2017 dos prémios ACEPI Navegantes XXI, sublinhou que a estratégia de conteúdo foi fundamental para criar uma relação do cliente com a marca. Para além dos conteúdos relevantes, também a construção de uma reputação online positiva é fundamental. Manuel Oliveira considera que na área dos vinhos (como em muitas outras), a influência de outros consumidores é muito importante para a compra. “Os consumidores online leem reviews pelo que é importante proporcionar a todos os nossos clientes uma experiência positiva”.

Ainda assim, Marco Fernandes realçou que os bons projetos têm um tempo certo e precisam reunir as circunstancias ideias para que possam vingar. Por isso, defende, o importante é ir tentando, porque os negócios fracassados fazem parte do processo de aprendizagem para que que mais tarde outra ideia de negócio possa vingar.

Na abertura desta 10ª sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes referiu a importância de iniciativas como o Norte Digital e incentivou as empresas do concelho a usufruírem do potencial da internet para os seus negócios.

No mesmo sentido, António Teixeira, coordenador do Norte Digital, esclareceu que o online é uma oportunidade para que as PME nacionais possam competir com qualquer outra empresa de maior dimensão.

Mas, para que isso aconteça, é preciso que as empresas tenham uma estratégia digital e o cliente como foco. Esta foi uma das ideias principais da comunicação que se seguiu: “Do Tradicional ao Digital - O Poder das Estórias para Promover Ideias, Marcas e Projetos”, realizada pelo consultor de Trasmedia Storytelling, João Miguel Lopes.

O consultor trouxe até à vila do Alto Minho muitos exemplos de narrativas que, pela sua envolvência, fidelizaram muitos clientes a marcas.

Também presente nesta sessão, Paulo Aleixo, da Paysafe:cash, apresentou este inovador método de pagamento a dinheiro nas compras online, que poderá ser uma mais-valia para públicos específicos como jovens que querem controlar o dinheiro que gastam e outros públicos relutantes em comprar online.

 

As candidaturas para o piloto de qualificação Norte Digital estão abertas até ao final do mês de Novembro.