10 de Maio de 2018

Numa animada sessão de informação Norte Digital, foram muitas as questões sobre o que realmente fazem os influenciadores digitais e como devem ser usadas as redes sociais.

Entre empresários, gestores de marketing e comunicação e outros interessados no tema da digitalização, muitos foram os que marcaram presença na biblioteca municipal de Viana do Castelo para ouvir falar de estratégia digital, redes sociais e conhecer o projeto que quer ajudar a melhorar a presença online das empresas do Norte do País.

A abertura da sessão ficou a cargo de José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, que enalteceu este tipo de iniciativas e alertou os representantes de empresas do distrito para que não percam a oportunidade de usufruir deste tipo de qualificação digital.

Em seguida, António Teixeira, o coordenador do projeto Norte Digital,  esclareceu as etapas do projeto, que tem início com a realização e disponibilização de estudos de diagnóstico e com estas sessões de informação sobre temas do digital, passa pela implementação de um programa de preparação de até 50 PME para marketplaces internacionais e plataformas agregadoras, e termina com a realização de três pilotos de capacitação com o objetivo de criar, em pós-projeto, um gabinete de apoio à economia digital.

Mais uma vez presente nas sessões Norte Digital, em representação da AICEP- Portugal Global, Marta Jorge apresentou os mais recentes dados sobre mercados de e-commerce internacionais, atualmente liderados pela China.

A “jogar em casa”, na cidade que o acolheu há muitos anos, Pedro Caramez, apresentou dados que confirmam a importância de estar presente nas redes sociais e explicou que é preciso ser criterioso na escolha das redes sociais adequadas para cada negócio. Ainda na sua comunicação, o orador que é conhecido por ser o maior especialista português em LinkdeIn, guiou a audiência pelos “7 passos para definir uma estratégia nas redes sociais”, destacando a estratégia de conteúdos, o planeamento e a medição de resultados, como os pontos em que as empresas mais falham.

No dia do primeiro aniversário do hotel FeelViana, o primeiro sport hotel de Portugal e que se localiza em Viana do Castelo, a diretora de marketing e comunicação, Alexandra Santos, apresentou a abordagem da equipa que lidera ao marketing digital do hotel. Alexandra Santos alertou os presentes de que o sucesso digital passa também por distinguir reais oportunidades de parceria com influenciadores digitais de outras que não trazem qualquer mais-valia.

Com opinião no mesmo sentido, a instagrammer Rita Carneiro, salientou que o impacto de um influenciador digital não pode ser medido unicamente pelos seguidores que tem. A mais conhecida instagrammer nacional de sapatilhas explicou que é também necessário analisar as publicações, o nível de interação que geram, a idade e capacidade de compra dos seguidores.

O final da sessa ficou marcado por muitas questões sobre esta nova tendência na publicidade, o seu potencial, mas também sobre a escolha ponderada que cada marca deve fazer para atingir o seu público-alvo. 

As próximas sessões de informação Norte Digital vão ter lugar no dia 17 de maio, em Guimarães, e 29 de maio, em Chaves.

 Consulte toda a agenda em www.nortedigital.pt