31/10/2018

A 15ª sessão de informação Norte Digital, organizada em parceria com a Câmara Municipal da Trofa e a Associação Empresarial do Vale do Ave, teve como tema principal a automatização da relação digital com os clientes.

Nuno Barata, Managing Director na Numatic Internacional Portugal, trouxe ao Fórum XXI as vantagens da utilização de um sistema de Customer relationship management (CRM) para melhorar a comunicação com os clientes e otimizar processos.

Perante uma audiência constituída principalmente por de empresários da cidade, Nuno Barata explicou que o CRM utilizado na empresa que dirige lhe permite conhecer os clientes e automatizar todas as interações entre os comerciais e os possíveis compradores, ajudando os recursos humanos da empresa a gerirem melhor o seu tempo. O especialista em Estratégia de Marketing contou que, desde que instalaram este sistema de CRM que centraliza toda a informação numa única plataforma, as infindáveis reuniões de sexta-feira deixaram de ser necessárias.

Mas o sucesso de uma empresa não reside apenas na boa utilização de um CRM, pelo que Nuno Barata chamou a atenção para os benefícios de ter um blog, onde “Para além de estar conteúdo útil para os nossos clientes, há palavras-chaves que estão a ser trabalhadas. É, por isso, necessário investigar as keywords pelas quais as pessoas que não são técnicas procuram pelos nossos produtos”, acrescentou.

Nuno Barata deixou outras dicas importantes sobre o melhor modo de recolher dados dos clientes, dando como exemplo os formulários usados na Numatic que vão pedindo informações de forma sequencial, por interação.

“Se pedirmos 10 informações de uma só vez o cliente não nos vai dar nada”, alertou a audiência.

Sobre a comunicação com os clientes, Nuno Barata explicou que o Salesforce que a Numatic utiliza permite um sistema de pontuação segundo a interação que o cliente tem com a empresa. No entanto, deve ter-se em atenção o fator qualitativo do lead.  “É preciso perceber, por exemplo, se as visitas ao site foram feitas por um estudante de marketing que está a visitar todas as páginas do nosso site para fazer um trabalho académico e não tem qualquer interesse em comprar ou se por alguém com um cargo com autonomia para comprar um dos nossos produtos e que tenha sido muito mais específico na sua pesquisa”.

Nesta sessão, aberta pelo Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, pela Vice-Presidente Executiva da AEBA, Mafalda Cunha, e pelo coordenador do projeto Norte Digital, António Teixeira, os empresários foram ainda convidados a concorrerem ao piloto de qualificação para 50 PME, de modo a conseguirem ter uma presença digital consistente que lhes possibilite entrar em novos mercados. 

O final da sessão foi reservado à partilha de mais um caso de sucesso nos negócios digitais. Desta vez foi a Limifield.pt, uma empresa local de material informático para nichos de mercado, que comercializa da Trofa para todo o mercado europeu. Camilo Moreira, o Diretor de Compras deste negócio B2B, destacou as ferramentas digitais que utilizam - redes sociais, Google Ads, email marketing, marketplaces, como fundamentais para a visibilidade online da empresa.

 

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