27-09-2018

O final do mês de setembro foi forte em eventos Norte Digital. Depois de Ponte de Lima, no dia 20, e Amarante, no dia 25, foi a vez da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), no Porto, receberem o roadshow Norte Digital.

 No dia 26 de setembro, o projeto Norte Digital marcou presença na Summer Innovation Campus, na UTAD. O evento de inovação e transferência de tecnologia, dirigido aos estudantes da universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro pretende facilitar a fusão entre a academia e o mercado de trabalho, no sentido de criar sinergias que promovam a inovação e o empreendedorismo, e contribuir para o desenvolvimento económico da região. O workshop organizado pelo Norte Digital foi assim especialmente preparado para o contexto académico. Os estudantes puderam ouvir Tiago Sousa, da empresa Liminal, explicar os motivos por que os futuros profissionais devem estar atentos a toda a jornada do consumidor e não apenas ao momento da venda. Atualmente, os consumidores digitais cruzam várias fontes de informação antes de optarem por um artigo. Para além disso, as partilhas que fazem da sua experiência de compra vão no futuro influenciar outros consumidores. “Fica 8 vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente atual”, referiu o consultor de marketing digital.

Para abordar a “Transformação Digital das PME da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro”, o workshop contou também com Ramiro Gonçalves, professor na UTAD e Primeiro Secretário do CIM do Alto Tâmega. O professor universitário sublinhou que “A resistência à mudança é o primeiro entrave à transformação digital” e, por isso, é fundamental para a região a entrada de massa crítica jovem no mercado empresarial.

Paulo Aleixo, da Paysafe:cash, foi outro dos intervenientes, dando a conhecer esta forma de pagamentos em dinheiro nas compras online. O Country Manager Portugal da Paysafe:cash revelou que 70% dos universitários e jovens querem controlar os gastos que têm e, por isso, compram a dinheiro.

No workshop participaram ainda António Teixeira, para apresentar o projeto Norte Digital, e o Pró-Reitor para a Área dos Projetos Estruturantes da UTAD, Alberto Batista, que incentivou os estudantes a aprofundarem conhecimentos sobre a economia digital.

No dia seguinte, o roadshow seguiu para o Porto, para uma sessão de informação na Associação Nacional de Jovens Empresários que foi especialmente dedicada às redes sociais. Pedro Caramez, especialista em Linkedin, deixou aos presentes várias ideias sobre como utilizar esta rede profissional para o recrutamento digital e trabalhar o personal brand. “A partilha de conteúdo é uma forma de construir reputação no Linkedin e não deve ser desconsiderada pelos utilizadores”, referiu o consultor.

Também presente nesta sessão, Rita Carneiro, instagrammer de calçado desportivo, lançou o mote para uma entusiasmada discussão sobre o poder dos influenciadores digitais. Para Rita Carneiro, os microinfluenciadores (com menos de 30.000 seguidores) têm uma maior capacidade de afetar a decisão de compra do que instagrammers ou bloggers com mais seguidores “Os microinfluenciadores são mais reais e leais, trabalham muito offline, dão-nos emoção e verdade.”, explicou.

A empresa convidada para testemunhar o seu percurso no e-commerce foi a Ben Goji. Flávio Resende, o fundador desta empresa de calçado que permite a personalização dos sapatos, explicou que nas vendas online é fulcral encontrar os parceiros certos para a logística e distribuição, tendo aconselhado as PME presentes a avaliarem várias propostas antes de fecharem com um fornecedor ou transportadora, por exemplo. 

Esta sessão contou ainda com Cacilda Pereira, da ANJE, António Teixeira, do projeto Norte Digital, Sérgio Matos, da Chronopost e Paulo Aleixo, da Paysafe:cash.

Consulte a agenda das próximas sessões de informação Norte Digital em https://www.nortedigital.pt/