14/03/2019
Evento na APDL fica ainda marcado pelo anúncio da data dos Prémios PME Norte Digital
As 50 PME selecionadas para o programa de qualificação Norte Digital reuniram-se na Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) para o workshop que marca o arranque desta fase do projeto piloto da ACEPI e manifestaram bastante entusiasmo e interesse para as suas apostas no digital.
Nesta ação do programa-piloto, organizada em parceria pela equipa Norte Digital – ACEPI, AMVOS Digital e a AICEP Portugal Global, os participantes puderam conhecer as principais ferramentas para uma estratégia de comércio eletrónico, as vantagens e desvantagens da participação em marketplaces. Fernando Aparício, da AMVOS Digital, chamou a atenção para a vantagem competitiva no comércio online das empresas produtoras em relação aos grossistas ou retalhistas. No entanto, realçou que a aposta no comércio eletrónico implica custos que devem ser previstos e a capacidade de encontrar os parceiros certos. Houve ainda oportunidade para discutir casos reais de B2B e B2C e perceber o tipo de planificação necessária para o lançamento de um projeto de e-commerce ou para a presença num Marketplace. O workshop contou também com a participação de Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI e João Dias, Administrador da AICEPI Portugal Global. João Dias lembrou que é inequívoco que as empresas nacionais produzem muito bons produtos, mas que ainda necessitam aprender a vender no mercado global. Já Alexandre Nilo Fonseca realçou que o mercado digital é uma grande oportunidade para a internacionalização das PME nacionais.
A manhã ficou ainda marcada pelo anúncio do coordenador do projeto Norte Digital da data da entrega de prémios PME Norte Digital às empresas que se destaquem na Economia Digital. António Teixeira anunciou em primeira mão que os prémios PME Norte Digital vão realizar-se no dia 22 de maio, na Alfândega do Porto.
A tarde foi passada em reuniões individuais com os consultores, com o objetivo de recolher informações para a definição do plano estratégico digital de cada PME.
O Programa Piloto de Qualificação Norte Digital vai consistir ainda na consultoria personalizada com o objetivo de definir a estratégia internacional de e-commerce ou presença em marketplaces das 50 PME participantes, na elaboração de um Plano Estratégico Digital e na consultoria dedicada para apoiar a implementação do Plano Estratégico Digital de acordo com as especificidades de cada negócio/empresa.
As 50 empresas foram selecionadas entre cerca de 300 PME que concorreram ao programa-piloto que visa contribuir para que as PME da Região Norte tenham uma presença digital mais qualificada em operações de e-commerce ou em marketplaces internacionais, aumentando assim os níveis de exportação das empresas através de ferramentas da economia digital.
A escolha do júri Norte Digital recaiu sobre PME do Norte de Portugal que demonstraram inovação e desenvolvimento tecnológico, capacidade produtiva e potencial para dar continuidade ao plano estratégico que irá ser elaborado no decorrer desta ação. A seleção feita procurou ser representativa de alguns dos setores mais relevantes para a economia nacional e inclui empresas da indústria têxtil e do vestuário, calçado, mobiliário, alimentação, entre outras. Foi ainda utilizada uma ferramenta digital de assessment criada pela ACEPI e pela IDC “IDC Assessment Tool”, que na prática nos permitiu caracterizar a maturidade estratégica e digital de cada empresa e a sua apetência para a internacionalização via canais digitais.