FAQs

  1. O que é o Norte Digital? Quais são os objetivos do projeto?

    O Norte Digital é uma iniciativa da ACEPI - Associação para a Economia Digital, apoiada pelo NORTE 2020. Tem por objetivo ajudar e sensibilizar as PME do Norte de Portugal a apostarem na sua Transformação Digital, através do comércio eletrónico e do acesso a e-Marketplaces. Pretende-se, assim, reforçar a capacidade das PME para o desenvolvimento de bens e serviços de valor acrescentado.

  2. A maioria das empresas portuguesas não tem já presença digital significativa?

    Infelizmente não. Embora o volume de compras do portugueses na internet em 2016 já tenha alcançado um valor aproximado de 4,6 mil milhões de euros (estudo anual da Acepi em parceria com a IDC), apenas 39% das empresas nacionais tem presença na internet. Ou seja, há quase 60% de empresas que não têm sequer um site, o que no Mundo da Economia Digital é quase como se não existissem.

  3. De que forma posso usufruir das vantagens do projeto?

    Assistindo às 20 Sessões de Informação que iremos realizar entre Março e Novembro de 2018 onde terá possibilidade de ter contacto com especialistas que irão descodificar alguns temas da Economia Digital para PME e ouvir alguns testemunhos bem sucedidos de outras PME que estão já na Economia Digital. Poderá ainda candidatar-se para ser uma das empresas seleccionadas a usufruir de consultoria dedicada num piloto de qualificação e preparação de 50 PME para a digitalização do seu negócio ou para acesso a e-Marketplaces internacionais.

  4. O projeto disponibiliza algum tipo de apoio financeiro às empresas?

    Não. O apoio disponibilizado é de consultoria para a transformação digital das empresas de acordo com as necessidades específicas de cada uma. A consultoria pode incidir sobre a preparação para o comércio eletrónico, para o acesso a e-Marketplaces internacionais, mas pode passar também pela definição de uma estratégia digital global.

  5. As empresas que não são da região Norte podem participar nas sessões de informação?

    SIm. As sessões de informação são abertas a todos os que queiram participar. O Norte Digital, através das conclusões dos estudos que irão ser apresentados, vai proporcionar novo conhecimento sobre a Economia Digital e apresentar as práticas que são utilizadas pelos concorrentes mais competitivos das empresas portuguesas nestas áreas. Além disso, iremos ainda informar sobre os requisitos e competências necessárias para que as empresas portuguesas consigam aceder a determinados mercados internacionais com sucesso.

  6. Quais são os requisitos na escolha das 50 empresas-piloto?

    O requisito fundamental para as candidaturas é serem PME do Norte do País (de acordo com a divisão NUTS II). Preenchendo este requisito, todas as empresas poderão ser seleccionadas, mas iremos privilegiar, na medida do possível, PME dos ditos “setores tradicionais” e que possuam capacidade produtiva, de forma a poderem ter mais probabilidade de sucesso nos negócios digitais.

  7. Como posso candidatar-me ao projeto piloto de preparação de 50 empresas para marketplaces internacionais?

    É muito simples. Preencha o formulário ​aqui​ e aguarde o nosso contacto.

  8. Como vai ser feita a escolha das empresas a participar no piloto de preparação de até cinquenta PME para marketplaces internacionais e plataformas agregadoras?

    Como projeto piloto que é, vamos procurar que o Programa de preparação de 50 PME qualifique empresas de diversos setores da economia. Uma vez que a última fase do projeto contempla a realização de casos de estudo com as empresas que usufruíram da intervenção do projeto, será possível ter informação específica sobre diferentes setores da economia, cumprindo o propósito de servir de guia para outras empresas do mesmo setor que tenham o mesmo objetivo.

  9. Quando arranca projeto piloto de preparação de 50 PME?

    O programa de qualificação digital de 50 PME está previsto arrancar em Novembro de 2018, logo após terminarem as sessões de informação.

  10. Uma entidade com dívidas fiscais ou à segurança social que tenha acordado um plano de pagamentos dessa mesma dívida, pode aceder ao piloto de preparação de 50 PME?

    Não. Por questões relacionados com o financiamento do Programa Norte 2020, os beneficiários devem ter a sua situação tributária e contributiva regularizada perante a administração fiscal e a segurança social.

  11. O programa de preparação de 50 PME para marketplaces internacionais tem algum custo para as empresas?

    Não. O programa é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte - NORTE 2020.

  12. O que é uma PME?

    PME refere-se uma pequena ou média empresa que satisfaça os critérios definidos na legislação europeia:​ ​Recomendação da Comissão 2003/361​.

Acompanhe o Projeto
Norte Digital

Registe-se para saber mais.