Modernize a sua PME

Esta fase do projeto tem por objetivo apoiar as PME da região Norte no processo de transformação digital, de modo a fomentar a competitividade no mercado global. Para isso, temos previstas as seguintes ações.

  1. Programa de Preparação de até 50 PME para marketplaces internacionais e plataformas agregadoras

    Inclui pacotes de consultoria personalizada, em termos de construção de informação específica, apoio na construção de catálogos de produtos, no cumprimento e validação de requisitos funcionais e operacionais de marketplaces internacionais, adaptação do modelo de negócio à Economia Digital, validação de requisitos e qualificação de novas respostas face aos fatores críticos de sucesso no comércio online.

    Requisitos

    • Ser uma PME
    • Localizada no Norte do País
    Candidate-se
  2. Realização de 3 pilotos de capacitação com o objetivo de criar, em pós-projeto, um Gabinete de Apoio à Economia Digital

    Numa câmara muncipal a designar, numa associação empresarial de referência e incubadora tecnológica, que já atuem ao nível das PME da Região Norte. Estes três pilotos terão por base a realização de um benchmarking internacional das melhores práticas relacionadas com a capacitação e sistematização de know-how específico. Tudo isto, com o objetivo de fazer chegar e fluir informação específica e adaptada às necessidades das PME da região Norte, de modo a fomentar a visibilidade das mesmas além fronteiras. Em pós-projeto pretende-se criar um Gabinete de Apoio à Economia Digital, em interação direta com estruturas no terreno.

Falhas de Mercado

O Norte Digital pretende colmatar falhas de mercado atualmente existentes.

  1. Falhas de mercado em termos da preparação das PME

    Para que as empresas estejam presentes em marketplaces internacionais, conhecendo os seus principais requisitos, o comportamento dos respetivos consumidores digitais e principais obrigações legais. Também permite estruturar e desenvolver novos produtos e serviços que estejam adaptados e cumpram os requisitos, por exemplo, em termos de legislação de determinados países.

  2. Falhas de mercado ao nível de qualificação e adaptação

    Aplicação do modelo de negócio das PME na Economia Digital, tendo acesso a conhecimento especializado, a consultoria e apoio específico.

  3. Falhas de mercado no terreno das estruturas que já apoiam as PME

    No que concerne à Economia Digital, serão realizados três pilotos de capacitação e interação, numa câmara municipal a designar, numa associação empresarial de referência e numa incubadora tecnológica.

Acompanhe o Projeto
Norte Digital

Registe-se para saber mais.