Objetivos
-
Aumentar o número de PME inseridas na Economia Digital
Em termos de marketing digital e vendas eletrónicas internacionais, qualidade da presença online e posicionamento em marketplaces internacionais. O projeto visa contribuir para afetar de forma positiva o Índice Digital Regional, para que a região Norte melhore o posicionamento atual (4º lugar), ao nível das regiões nacionais.
-
Potenciar os acessos a mercados e estruturação de novos produtos e serviços
Através da presença efetiva das PME na Economia Digital, incentivando a introdução e desenvolvimento de bens, produtos e serviços, cada vez mais centrados nas necessidades concretas dos consumidores digitais e em propostas de maior valor acrescentado.
-
Qualificar e preparar até cinquenta PME para marketplaces internacionais
Potenciando novos canais que permitam aumentar o valor das respetivas vendas, com especial enfoque no mercado global, reforçando a vertente de vendas online e transações eletrónicas.
-
Criar três gabinetes de apoio às PME para a Economia Digital
Em estruturas que já estejam no terreno e que atuem ao nível das PME da região Norte. Pretende-se, assim, assegurar fluxos de difusão e incorporação em novos modelos de negócio de informação específica e pertinente sobre Economia Digital, comportamento de consumidores digitais, marketplaces internacionais, boas práticas, inovação e desenvolvimento de produtos de valor acrescentado orientados para a Economia Digital.
-
Contribuir para a promoção e potenciação de sinergias intersetoriais
Na construção de vantagens competitivas das PME, organizando e agregando um conjunto de informação setorial, visualmente apelativa e user-friendly, conexa com os domínios de especialização da Economia Digital, posicionamento de produto e/ou serviços, mercados e financiamento em áreas estratégicas de crescimento sustentado e competitivo.
-
Capacitar novas empresas que pensam “fora da caixa”
E, assim, colocar cada vez mais a região Norte em destaque, no panorama nacional e internacional, em termos de inovação e internacionalização, na vertente da Economia Digital.
-
Capacitar e promover sinergias entre PME para as tendências digitais
Como a mobilidade, cloud computing, segurança das redes, IoT, big data, num espírito de cooperação empresarial e atuação em rede.
-
Contribuir decisivamente para o reforço do indicador de realização
Associado à Prioridade de Investimento 3.3., “PME com 10 e mais pessoas ao serviço, com atividades de inovação no total de PME do inquérito comunitário à inovação”, no sentido de aumentar o valor de referência de 53% para os valores a alcançar: entre 57% e 62%, até 2023.
-
Reforçar o emprego qualificado
Na área da Economia Digital na região Norte.